Sonhos, caramelos, amarelinhas, balões, pipoca com guaraná, balinhas de coco, pula corda, pique-esconde. Eis que a infância geralmente é uma fase da vida que costuma deixar muita saudade e que toda regra tem sua exceção.
Renata Muriel Neves Linhares, popularmente conhecida por Tita, é filha de pais separados e cresceu acompanhando um silencioso conflito entre ambos, dividindo-se entre o carinho de Félix e o autoritarismo metódico de Meire. Convivendo apenas na presença de adultos, mal esperava a hora de ingressar na escola primária para fazer amizades, porém suas expectativas pueris caíram por terra logo no primeiro dia de aula.
Tita não é bem acolhida pela turma e passa a ser o alvo predileto de Cássia Reis, vivendo episódios dramáticos de discriminação, rejeição e exclusão, os quais não conhecia por bullying porque ainda estamos em meados dos anos 1990, quando pouco se falava sobre esse assunto tão tabu e ao mesmo tempo tão arraigado a nossa cultura.
Desde cedo o sofrimento e as frustrações fazem parte da vida de Tita, mas ela está longe de desacreditar em dias melhores. Seus olhos brilhantes mantêm acesa a chama da esperança de quem não perde a fé de viver o seu próprio final feliz.
Prepare-se para ser cativado por Tita, a doce menina dos olhos de jabuticaba! Embarque nessa emocionante aventura, você nunca mais será o mesmo!
Notas da história
Em dezembro de 2013, esta autora decidiu por acaso postar sua web novela Simplesmente Tita (mesmo em formato literário) neste querido site e até o sétimo capítulo eu não recebi nenhum comentário, porém de uma hora para a outra tudo mudou e ST simplesmente ganhou muitas leitoras, contudo alguns infortúnios de ordem pessoal interferiram no desenvolvimento da história que ficou sem final. Tentei voltar pra cá no final de 2015 (sem sucesso) e agora entre 2016 e 2017, só que fiz algumas alterações na história e pretendo repostar para que meus leitores que não gostam do Wattpad tenham onde ler a Tita, então saibam que eu posto aqui, no Fanfics Brasil e no Wattpad.
Vou classificar como +16 porque apesar de tecnicamente a primeira temporada ser a infância da Tita, nem tudo são flores e quem acompanhou lá em 2014 se ainda se lembra sabe disso, é melhor que você esteja preparado para sentir as mais diversas emoções da natureza humana, de ternura a raiva.
Vou ficar muito feliz se alguém quiser acompanhar tudo de novo e se não, vou postar da mesma forma porque os leitores fantasmas também merecem respeito e às vezes eles não são fantasmas, são só tímidos como a autora apesar de eu ser bem tagarela com os teclados.
Amores, a primeira temporada já está pronta, posso postar com o maior prazer, até porque tem algo no Nyah que eu simplesmente amo de paixão: os leitores quando aparecem são muito fofos, dá vontade de marcar todos os comentários como especiais pra não deixar ninguém triste e eu gosto de responder se possível todos os comentários, coisa que no Wattpad os autores não fazem porque sabe-se lá por qual razão deixam a fama subir à cabeça e acham que são maiores que Deus só porque têm muitas visitas e podem até ser famosinhas, publicadas, blábláblá, mas acredito que o que sustenta de verdade o caráter de uma pessoa é a humildade e não tem nada a ver com o poder aquisitivo, tanto é que eu reconheço que na versão de 2013/2014 postada aqui no Nyah ST tinha MUITOS FUROS, muitos erros de digitação, pontuação e coerência e quando eu fui pretensiosa de achar que já estava pronta para ser publicada, a vida me deu uma bela duma rasteira, eu perdi o contato com a realidade e meti os pés pelas mãos, perdendo tudo, inclusive a vontade de escrever, só que quando me pus a ler o meu trabalho percebi que podia ter feito mais por ele e esse perfeccionismo me ajuda a não ficar na zona de conforto, se for preciso vou reescrever porque penso nos meus leitores SEMPRE e quero que eles acompanhem um trabalho bem feito mesmo que eu não ganhe um centavo pra fazer isso.
Eu poderia ter desistido porque lá no Wattpad eu sofri muito bullying e na verdade ainda sofro, principalmente porque apesar de lá ter mais gente, é muito mais difícil se destacar. Não é impossível, mas não é tão fácil. Estou na luta sempre, claro, só que a maioria das pessoas quer ficar famosa e eu já pensei nisso também claro, quem nunca? No entanto, ser famoso é diferente de ser reconhecido e meu trabalho é mais sério apesar do preconceito que as pessoas têm com "ficção adolescente". A Tita destoa do que vocês estão habituados (nada de coque frouxo, Starbucks, short jeans desfiado e batalha de línguas) porque o objetivo dela mais pra frente vocês vão entender, é tocar o coração das pessoas, ajudá-las através da história seja refletindo sobre a vida, os valores, as lembranças do tempo de escola, as amizades, as relações familiares e até mesmo a sociedade de uma forma geral, é falar realmente sobre as diferenças entre as pessoas e mostrar que ser diferente é o que faz da gente especial, não é algo ruim, desprezível e a minha protagonista não é uma Mary Sue e tampouco um Alter Ego meu, eu tenho a Tita na verdade como uma amiga, a melhor amiga que eu nunca tive, então não teria graça se a Tita fosse parecida comigo, né?
Desculpem por falar demais.
Nas próximas temporadas, principalmente a partir da terceira, a Tita vai falar sobre sexualidade e outros assuntos mais polêmicos como suicídio e transtornos alimentares, então se por conta de alguma orientação religiosa a leitura não for adequada, eu terei o prazer de avisar nas notas para ficar a seu critério o desejo de ler ou não.
Obrigada pela atenção e até mais!